sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

E aí, Jesus!


E aí, Jesus!” – já me acostumei a olhar para trás com um sorriso amarelo. Aparentemente, os cabelos longos e castanhos, o cavanhaque, a pele branca, os olhos azuis e as feições ligeiramente européias fazem de mim uma espécie de sósia de um sujeito nascido na Judeia – terra que ficava mais ou menos onde se localiza hoje a faixa de Gaza. Mas eu não pretendo gastar linhas e mais linhas discorrendo sobre o quão absurda essa tese é sob o ponto de vista geográfico, genético e/ou antropológico – não. Para isso você pode contar com a programação especial de natal do Discovery/History Channel, ou até algum especial sobre a vida e obra do messias no National Geographic. E convenhamos – que o nosso querido JC não era nenhum branquelo azedo já é algo relativamente bem aceito há cerca de dez anos, e por boa parte da comunidade cristã [por mais incrível que isso possa parecer].

Não, pouco me interessa se o Filho do Homem tinha cabelo de bombril, nariz de batatinha e beição. E também não me ofendo ou me importo – ainda que já tenha abandonado há tempos minhas raízes católicas – em ser comparado com Sua Divindade; nem me irrito que isso aconteça todo santo ano. O que me incomoda de fato nessa historinha de “olha lá, é o Messias no McDonalds!” é que ela acontece sempre, invariavelmente e sem falha todo ano... exclusivamente em Dezembro.

Pausa para uma observação sobre este autor: Eu uso cavanhaque e cabelos longos há cerca e oito anos. Nesse período, nunca cortei as madeixas – e raramente faço a barba completamente. Os demais atributos físicos que hipoteticamente me fariam lembrar um hipotético filho de um hipotético Deus estão lá há... bem, desde que eu nasci. Logo, só posso concluir que, se eu me pareço de fato com o mártir cabeludo, o faço por nada menos que trezentos e sessenta e cinco dias por ano. Certo? Certo. Mas os fiéis devotos de Nosso Senhor só notam em Dezembro, quando é o hipotético aniversário do hipotético cabeludo.

Mas qual é o meu ponto, meu hipotético Deus do céu? Simples: Amanhã é natal – seja lá o que  isso represente para você. Mas particularmente para uma maioria da população brasileira que se diz cristã, é simplesmente uma das datas comemorativas mais importantes do calendário religioso. É quando se comemora o aniversário daquele que veio à Terra para render os pecados da Humanidade – o que, na minha humilde opinião de hipotético sósia, parece ser algo um bocado trabalhoso e digno de admiração, supondo que tenha de fato acontecido assim. E se para você o natal celebra a memória desse cara que protagonizou tudo isso aí... bem, você deveria se lembrar dele mais vezes por ano. Pelo menos eu acho.

Assim, aproveito esse tempinho de vocês para desejar um feliz natal a todos os fiéis (e infiéis também) leitores do Paciência Negativa. E seja lá o que for que a data significa para você, seja lá qual for o motivo da comemoração, aproveite -- de preferência acompanhado de quem você ama. No entanto, o que quer que você comemore nessa época, não deixe para celebrar apenas em Dezembro -- leve para o ano todo. Solidariedade, benevolência, amor ao próximo, reunir a família, lembrar de “deus” e até uma boa bebedeira com os amigos são hábitos aconselháveis também nos demais dias do calendário. Fica a dica.


8 comentários:

  1. "E se para você o natal celebra a memória desse cara que protagonizou tudo isso aí... bem, você deveria se lembrar dele mais vezes por ano." - Só esse trecho resume bem minha opinião radical sobre a data. Enfim, rapaz, boas festas pra você.

    ResponderExcluir
  2. Faço coro com nosso amigo Orlando!!!
    Um inferno durante o ano e agora todo mundo sorrindo (e se endividando).
    Feliz Natal amigo mala querido!!!
    Sua amizade é muito cara pra mim!!
    Beijos, Edilene

    ResponderExcluir
  3. Tu mandou muito bem...Hipoteticamente falando, acredito q o original cabeludo concordaria em genero,numero e grau com vc!
    Feliz Natal! E mts Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu crieo numa coisa meio separada do resto da humanidade.... creio que existe um deus e um Jesus, mas que eles não são o que tá escrito na hipotética "coleção de livros legiosos" apelidada de "Livro Sagrado". Creio que quem escreve um conto aumenta um ponto, e que tinha muitos códigos na tal Biblia, e muitas figuras de linguagem... ai vem o homem e muda tudo o que tá escrito para obedecer a sua própria visão... a Igreja Católica fez muito isso para que a Biblia ficasse de um jeito que justificasse seus atos..

    Ah, mas outro dia conversamos sobre religião... ou não XD

    Eu ia memso dizer que tenhoum amigo que é igual as pinturas religiosas de Cristo. Ai agente zoou tanto ele que até ele embarcou nessa e fica falando que hoje é aniversário dele XD hauhahau, relaxa, isso vai te acompanhar ainda por muitos natais

    ResponderExcluir
  5. Confesso que o lado religioso da festa sempre ficou em segundo plano.Para ser mais honesta - nem lembro ;( . Não tive natais na infância e sempre desejei participar.Hoje,eu me esmero em dar aos meus filhos tudo o que eu não tive.Capricho na decoração, na ceia e encho a arvore de presentes.Felizmente,meu sogro se encarrega do discurso natalino que ,confesso,entra por um ouvido e saí pelo outro..Qto a imagem de Jesus,se considerarmos sua descendência,dificilmente ele seria loiro de olhos azuis mas,os atores escolhidos para interpretá-lo nas telas de cinema,em sua maioria,é um convite ao pecado como vc Fábio hahauhauha.

    Eva_hewson

    ResponderExcluir
  6. Jesus é meu amigooo
    Então vc é o filho do Omar *interna velha*

    haha não sou religiosa mas tenho amigos que são e seguem os ensinamentos o ano inteiro e também amigos que usam a religião como forma de compensar seus "pecados" ("ah tou fazendo coisa errada mas depois vou pra igreja, pago meus pecados, dou uma graninha e tudo bem").

    My opinion: Jesus não era parecido com vc, Maria não era virgem e Madalena era uma beldade que se tornou a namorada dele. Mas muitas das palavras que se atribuem a ele devem ser levadas em consideração.
    Bem como os ensinamentos de outros grandes sábios (que não eram pessoas perfeitas e puras, mas sim seres humanos com experiência de vida e habilidades com as palavras).

    ResponderExcluir
  7. Fá...
    Que 2011 seja de renovação,amor e paz.
    Um sábio disse: a riqueza de um ser humano se mede pela quantidade e qualidade dos amigos que tem. Obrigado por fazer parte da minha fortuna.
    Feliz Ano Novo!
    Beijos Nega

    ResponderExcluir