domingo, 19 de dezembro de 2010

Amigo secreto

Ah, chegou o final de ano – aquela época mágica, em que os corações são tocados pelo espírito natalino e todo mundo resolve fingir que é bonzinho. Para a surpresa de alguns, eu sou ávido apreciador das festas decembrinas. Mesmo aquela que comemora o nascimento daquele pobre senhor, que foi crucificado para absolver os pecados da Humanidade somente para que esta pudesse fazer o contadorzinho da estupidez girar incessantemente pelos mais de dois mil anos subseqüentes ao seu martírio [eu, no lugar dele, estaria puto da vida conosco]. No entanto, não contentes em transformar o aniversário do moço cabeludo em uma celebração centrada em um gordinho que veste vermelho, nossa sociedade demonstrou mais uma vez uma inigualável capacidade para estabelecer hábitos culturais de caráter duvidoso: Criamos algo tão cruel e injustificável quanto os rituais públicos de crucificação de criminosos, tão selvagem quanto a perseguição romana aos cristãos na aurora da história moderna. Criamos os amigos secretos.

 E você trabalha/estuda/tem amigos/respira, é quase certo que você tenha sido compelido – ao menos em algum momento da sua existência – a participar de um desses alegres eventos em prol da celebração da amizade. Em resumo, a coisa funciona mais ou menos assim: Algum cretino serelepe sugere a realização da festinha, normalmente na frente de algum chefe que apóia a idéia, e aparece com uma sacola de supermercado cheia de papeizinhos – cada um contendo o nome de um infeliz participante da brincadeira. Os nomeados são então compelidos a retirar, aleatoriamente, um dos papéis da caixa de Pandora sacola – o nome retirado é o seu querido amigo secreto, digno de um presente que você comprará com todo amor e carinho. Nesse ponto a regra não é clara – em algumas situações, alguém estipula um valor máximo para as compras, ou mesmo cria uma lista onde cada coitado define o que gostaria de ganhar. Tudo muito simples, divertido e socialmente adequado.

Ou não.

Pra começo de conversa, o sorteio acaba sendo tudo, menos aleatório. Isso porque nosso querido Papai do Céu, portador de um cinismo crônico e de um humor negro dignos de Sérgio Mallandro, adora interferir nesse tipo de evento – e você fatalmente retirará da sacolinha o nome da única pessoa do escritório que você não suporta/não conhece/quer-ver-morta-debaixo-de-um-caminhão-de-mudanças. E não contentes em te obrigar a presentear o mentecapto, os organizadores do jogo ainda exigem que você descreva aquela pessoa para que os demais participantes adivinhem quem é. Já viu o problema? “Meu amigo secreto é um babaca almofadinha pedante, que veste sempre a mesma camisa comprada na década de noventa e cheira a suor. Ah, ele também tem um mau hálito típico. Adivinharam?” à Não pega bem.

Mas tudo bem – vamos supor que você dê a sorte de retirar alguém que lhe seja completamente indiferente ou fácil de descrever [não, você NUNCA vai tirar alguém de quem gosta]. Ainda assim, você precisará comprar um mimo para o amigão. E nessa jornada, toda a sorte de intempéries pode se abater sobre você: Primeiro, lembre-se de que é Dezembro. Todos os shopping centers/lojas estarão transbordando de gente – alguns antecipando as compras natalinas, outros preocupados com seus próprios Amigos Secretos. Segundo, sempre tem um idiota que pede um CD/DVD/Livro fora de edição que você não encontra em LUGAR NENHUM DESSE MUNDÃO DE MEU DEUS. E... você adivinhou: É precisamente esse idiota que você sempre tira. Tudo aleatório.

Mas mesmo os Amigos Secretos tem seu o lado bom, né? Afinal, você tem a chance de receber um presentinho, e isso sempre é bacana. Só que não é. Porque na remota posibilidade de você não ter sorteado o imbecil de quem ninguém gosta como seu amigo secreto, tenha a certeza de que foi justamente ele quem te sorteou. E mesmo que exista uma lista de desejos, onde todo mundo deixa CLARO o que gostaria de ganhar, o sujeito vai dar um jeito de encontrar algo que seja “muito mais a sua cara” do que aquilo que você pediu. E aí, meu caro, você está perdido: Pouco importa se a criatividade do energúmeno foi utilizada de coração ou para tirar uma com a sua cara – o que quer que você receba será algo completamente inútil, medonho e terá sido comprado em uma loja que não aceita devoluções. E ao receber o elefante branco, você será compelido por palminhas de todos os presentes a desembrulhar o troço em público – e será forçado a fingir que amou a surpresa e está mais feliz do que no dia do nascimento do seu primogênito.

Criatura anti-social que sou, eu não participo mais de Amigos Secretos há tempos – e isso de alguma forma me é motivo de orgulho. Eu adoraria andar por aí com um botom no peito com os dizeres “Meu nome é Fabio Piva e eu não participo de Amigos Secretos há dez anos”, ou mesmo “Cada vez que alguém coloca meu nome numa sacolinha, um Panda morre de apendicite” – mas nunca encontrei um desses para comprar. Hum... tá aí: Na próxima vez em que alguém me voluntariar-contra-a-minha-vontade a participar de uma festinha dessas, já sei o que pedir. 


9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Principalmente em amigo secreto da 'firma' eu só me ferro, isso pq sempre procuro pedir algo q qq retardado consiga encontrar, mas nao adianta, os meus retardados secretos conseguem nao encontrar uma porra duma sandália havaiana... tenho fugidos dos amigos (?) secretos há um tempinho... se encontrar o boton, me avisa... rsrsrs... bj

    ResponderExcluir
  3. Eu detesto amigo secreto desde o tempo do ginásio (ui que velha!) - quando eu dei de presente uma agenda da moda e ganhei tabletes de chicletes, pode? Outra, essa coisa de estipular valor e fazer lista de desejos, tira o sentido de presentear e nos revela quê amigo é esse,cujos desejos e gostos eu desconheço (reflitam).
    E mais, no amigo-secreto da repartiçao, ocorrido na última quinta-feira, muita gente faltou e nem sequer deixou o presentinho, além de sermos incentivados a mandar bilhetinhos para o tal amigo, antes da revelação. É, sempre tem detalhes sórdidos sobre esse ritual de vilania chamado amigo-secreto!

    ResponderExcluir
  4. Tenho lembranças nefastas dessa brincadeira da época do colégio... só de lembrar tenho vontade de chorar.
    Vou ali chorar, volto depois!!
    Beijo, Edilene

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Haha, realmente não é aleatório esse sorteio de amigo secreto!

    Tenho uns traumas: já ganhei cada mixaria, ou fui descrita de uma maneira que estragou meu dia.

    Faz uns bons anos q tb não participo.

    ResponderExcluir
  6. Odeio amigo secreto, odeio festa da firma, odeio...

    Era só.

    ResponderExcluir
  7. dê coração de Natal
    Enfeite a arvore de sua vida
    Com guirlandas de gratidão!
    coloque no coração laços de cetim rosa,
    Amarelo,azul,carmim.
    Decore seu olhar com luzes brilhantes
    Estendendo as cores em seu semblante.
    Essa é a roupa para o Natal
    (Cora Coralina)
    Um Natal cheio de paz,amor e harmonia.
    Beijos doces
    Nega

    ResponderExcluir
  8. Eu já participei de amigo oculto.Mas hoje em dia não mais dessa experiência horrível,o que me irrita nestas festas de fim de ano é a falcidade das pessoas.Certa vez cheguei à ler um artigo,sobre o assunto.E a conclusão:quem fica elaborando estas festas,geralmente é um puxa saco,ou um ocioso na firma.Eu não sou de fazer média com ninguém,pois tudo é uma falsidade

    ResponderExcluir
  9. Eu já participei de amigos secretos muito legais (a minha thurma da facul entrou em peso em uma empresa e foram os melhores 5 anos da minha vida) era só zueira nos presentes!! Passado esse bom momento, estou numa empresa de gnt falsa até o talo, chatos e desde de então eu não participo, como tenho direito a tirar horas, eu pergunto: que dia vai ser? ahhh impossível tenho compromisso!! Chega de discursinho falso, aguentar puxa saco do caralho, ganhar uma tranqueira q vai ficar encalhada em casa!!! Deveria ser proibido fazer dentro do horário de trabalho, pq assim dá pra quem quiser fugir!!!

    ResponderExcluir