sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Descomunicação

Internet, celular, MSN, Gtalk, etc, etc, etc. Nos encontramos provavelmente na Era de Aquário da comunicação – já disse isso aqui antes. No entanto, a tecnologia me parece cada vez mais ter avançado muito rápido – muito mais rápido do que nos mostramos capazes de acompanhar. Na internet, encontramos informação sobre absolutamente tudo – mas para tanto é preciso desviar de toda a pornografia. O email é muito mais eficiente que os correios – MUITO mais – mas temos que suportar os spams e os FWs “super hilários” que aquele parente chato manda a rodo para toda a família. No Youtube, é possível assistir programas de televisão que você perdeu ou tutoriais sobre absolutamente qualquer coisa – mas é também muito fácil perder horas assistindo vídeos imbecis publicados com o intuito de acumular Views. Enfrentamos tempos simultaneamente áureos e negros.

Particularmente, adoro a possibilidade de me comunicar através do computador. Existem poucas coisas no mundo que me irritam mais do que falar ao telefone – e diga-se de passagem, não são poucas as coisas do mundo que me irritam. Mesmo assim, sempre que o infeliz representante do legado de Graham Bell toca eu suspiro, me encho de boa vontade e, em um esforço máximo de boa vontade, atendo – mas não sem um notório tom de desgosto e auto piedade na voz: “Alô.”

Alô? Oiiiiiiii, tá ocupado?

Ai, meus sais – a reação é sempre a mesma. Por que eu atendi? Por que não deixei a joça tocar, tocar, tocar até cair a ligação? Afinal, é sempre algum amigo ou conhecido querendo conversar, pedir conselhos, contar alguma novidade interminável ou algo que o valha. Nunca é uma desgraça, uma emergência ou alguém dizendo que um parente rico morreu e me deixou uma herança milionária. E é por isso que gosto tanto dos emails – eles ficam ali quietos, esperando pacientemente a sua boa vontade para lê-los. E mesmo quando você os lê, pode se permitir algum atraso para redigir uma resposta – ou simplesmente ignorá-los por completo, em casos extremos. Bem diferente do telefone que, quando você atende, está irremediavelmente perdido: Só vai se livrar daquilo quando a situação proposta pelo interlocutor for completamente resolvida. E em tempos em que o próprio tempo é escasso, essa impossibilidade de procrastinação característica dos meios de comunicação das antigas é simplesmente inaceitável.

Mas mesmo os telefones encontraram na modernidade um espaço sólido para existir – na forma de celulares. É claro que a possibilidade de se fazer uma ligação de onde quer que estejamos é algo no mínimo prático pacas. Mas assim como podemos ligar para alguém a qualquer momento, todos assumem que podemos atendê-los a qualquer momento. Assim, o advento dos celulares privou a humanidade daquela velha desculpa do “eu não tava em casa” que você usava sempre que via um número indesejado aparecer no identificador de chamadas do telefone fixo. Pois é, a tecnologia também tem seu lado trágico. 

E no quesito tragédia, os mensageiros instantâneos – MSN, Gtalk e afins – são reis. Quem passa o dia todo conectado [presente!] está habituado a lidar com situações em que alguém nos chama e nós não estamos com a mínima vontade com tempo disponível para responder. Para estas situações, os complacentes tecnólogos inventaram o sistema de status: Você pode se identificar como “ocupado” ou “ausente” em qualquer mensageiro que se preze. Em tese, isso já seria suficiente para resolver o problema das chamadas indesejadas. No entanto, todos sabemos que a maioria dos chatos mais tradicionais acham que um “ocupado” não é mais que um status utilizado por quem acha que a bolinha vermelha é mais bonitinha que a verde – e nada mais. E te chamam. Se você não responde, te chamam de novo após dez minutos. A estes, deixo um recado: Se alguém está “ausente” e não respondeu sua mensagem anterior, não adianta mandar uma nova. Ou a pessoa ainda não voltou, ou ainda não quis te chamar de volta por algum motivo – e o repeteco de mensagens não mudará esta triste situação. E também não adianta mandar “nudge” – aquele irritante trimilique que mata a gente de susto enquanto tentamos nos concentrar em alguma tarefa mais importante – porque não só continuaremos a não responder como sentiremos uma inevitável raivinha da sua insistência sem noção. O inventor do “nudge”, aliás, deveria ter um espacinho especial reservado no inferno.

Nunca foi tão fácil se comunicar como atualmente – e como tudo, isso traz prós e contras. E em meio a tantas possibilidades de contatar alguém a qualquer momento, acho natural que a gente se perca um pouco – mas seria ótimo se todos procurássemos exercitar um pouquinho de bom senso com as ferramentas modernas. Todo mundo já passou por uma situação na seguinte linha: A pessoa te liga no celular e diz “Ô, te mandei um tweet, vê lá quando puder”. Aí você entra no Twitter, e vê que o indivíduo escreveu assim: “DM”. Aí você clica nas suas DMs e lá está: “Te mandei um email”. Perdendo a paciência, você entra na sua caixa de emails, clica na mensagem do infeliz e, finalmente, vê o que era tão importante: “Preciso falar com você. Me liga quando puder”. Pô! 


11 comentários:

  1. Quando eu crescer quero escrever igual esse menino...A propósito, me passa teu msn e gtalk? ;P

    @hugopt
    Sem Anestesia - hugopt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ei só vim aqui te avisar que te mandei um recado no orkut! rss
    Brincadeiras a parte, vc sempre surpreendendo com esses teus textos realistas e ácidos, coisa que só vc sabe fazer, qualquer outro que tentar com certeza vai falhar, pq vc é único!

    ResponderExcluir
  3. A propósito Fabio, vc poderia me responder no msn, gostaria de conversar com vc hahahaha... pior que é verdade.
    A realidade é essa mesmo!!
    Beijão
    Edilene

    ResponderExcluir
  4. Vai pensar igual a mim assim lá na casa do chapéu! Já venho ler seus textos sabendo que no final vou falar: "faço das suas palavras as minhas".

    ResponderExcluir
  5. Mas que pessoa difícil você. Me conta quem é o clone que me atende quando está ocupado, porque eu juro que tenho falado com alguém que usa o seu nome. hhahahah

    Brincadeirinha. Eu também acho isso tudo um inferno! Mas o melhor de tudo é quando alguém te liga e pergunta: "Pode falar?", aí você diz que já liga de volta porque está ocupado, e a pessoa manda: "Ta...só queria dizer que acho que o Natal devia ser na sua casa, porque fulaninho ta sem grana, beltraninha não vai poder fazer e a Tia Mimimi ta doente, aí depois você me liga pra gente combinar. Ah! Adorei o que você postou no Facebook aquele dia. Morri de rir com os comentários...você viu que o fulano se separou? Meninaaaa...você não imagina o que ele descobriu...."

    HELLO!?? JÁ TE LIGO!

    ResponderExcluir
  6. Também prefiro me comunicar pela palavra escrita do que pela palavra falada.

    Acho inclusive que pessoas casadas deveriam viver em quartos separados e se comunicarem apenas pelo twitter.

    Teríamos menos divórcios no mundo.

    ResponderExcluir
  7. 'Após o sinal, deixe seu recado...'

    Lá vai:

    após ler teu texto - sensacional, aliás - eu sinceramente estou quase de malas prontas pra virar ermitã, morar numa caverna, e antes bater meu celular num liquidificador com Fanta Uva e farinha... se, nessa semana, você me chamar no MSN enquanto eu estiver ausente, será a gota d'água. Estou decidida. Não diga depois que eu não avisei.

    Beijoca,
    @karilima
    do Mulherices
    www.mulherices.com.br

    ResponderExcluir
  8. ok, perfeito como sempre, mas eu não tenho seu celular e isso tá muito errado.

    Ana Nazareth
    @comTHnofim

    ResponderExcluir
  9. Ahahahaha,só vc Fá..
    Adoro isso aqui
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. "por isso que gosto tanto dos emails – eles ficam ali quietos, esperando pacientemente a sua boa vontade para lê-los. E mesmo quando você os lê, pode se permitir algum atraso para redigir uma resposta"
    Concordo, assino embaixo e retwitto XD

    Eu gostava do ICQ pq podia ficar invisível e visível só pra quem interessava. Mais educado que o "block" haha
    e no ICQ não tinha nudge (não que eu lembre)

    Ah meu, detesto telefone com mta força!
    Tem coisa que interrompe mais do que telefone?
    E tem situação mais chata que falta de assunto e nenhum dos dois diz "então tá, tchau"
    tem sim: aquela amiga mimizenta que liga pra fazer 2h de mimimi na sua orelha...
    sem falar no telemarketing!

    Outro dia vi uma notícia em que estavam inventando um implante de celular. Pô, nem na hora do nº 2 vou ter sossego?

    Ó aqui links pra não acharem que estou a inventar:
    http://electronics.howstuffworks.com/cell-phone-implant.htm
    http://news.cnet.com/2100-1033-937253.html

    Será que tem vibra-call hahaha!

    ResponderExcluir