sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sobre idas e vindas

Malinha pronta encostada no batente da porta. De novo. Armário vazio, geladeira vazia, casa limpa... e vazia. De novo. No bolso, dinheiro que aqui, não vale nada – salvo por uns trocados separados para um café no aeroporto. ‘Trocados’ é eufemismo – porque todo mundo sabe que um café de aeroporto custa os olhos da cara.

Parece que o tempo passa diferente conforme a hora de partir chega. Você tenta aproveitar cada segundo daquele lugar que está deixando para trás, em uma tentativa quase desesperada de guardar na memória tudo o que não coube na mala. E se entristece por saber que não vai conseguir – especialmente se você tem uma memória de uva passa, como eu. Não obstante você tenta, se esforça para registrar o número de carros estacionados na rua, os rostos dos passantes que você sequer conhece, a sensação térmica de um dia qualquer. Cheiros. Gostos. Sons. É como se, na iminência de carimbar o passaporte, você se tornasse uma besta sinestésica e super-emotiva. Pura idiotice, eu sei – mas uma idiotice inevitável que só entende quem está ou já esteve prestes a deixar tudo (ou quase tudo) para trás.

Saudade é um troço traiçoeiro, que parece que aperta mais quando você está prestes a ir embora do que quando você já foi. Nos dias/horas que precedem a partida, você não consegue sair sequer para comprar um pão sem pensar que aquela será a última vez que você visitará aquele estabelecimento em muito tempo. Você passa por aquela árvore velha no caminho e nota que as folhas jovens que pendem dos galhos não estarão mais lá quando voltar. Será que aquele cachorro da rua de baixo continuará latindo pra mim quando eu descer do ônibus que vem do aeroporto? Não sei. Será que o motorista será o mesmo? Não faço idéia. E convenhamos, nenhum desses detalhes tem a menor importância prática – eu provavelmente nem vou lembrar disso quando estiver vindo para casa. A não ser por agora – agora, perceber cada detalhe parece a coisa mais importante do mundo.

Mas não é só a saudade que nos corrói nesses momentos – a incerteza também se torna uma companheira inconveniente. Porque você não tem a menor idéia do que diabos o futuro te reserva a partir do minuto em que você tira a chave da fechadura e sai mundo a fora, arrastando a mala atrás de si. Você pode ser a pessoa mais organizada do mundo, e ter a plena convicção de que cuidou de absolutamente todos os aspectos da viagem e que nada pode dar errado. Mas pode, ô se pode. Será que eu peguei MESMO o passaporte? Será que minha reserva de passagem foi registrada no sistema? Será que eu não confundi a data da viagem? Será que meus anfitriões falam inglês? Será que vão entender o MEU inglês? Será que eu vou achar a linha de trem que vai para o hotel, e vou conseguir descer na estação certa – ou será que vou acabar de mala e cuia em algum país bizarro, habitado por canibais devoradores de estrangeiros desavisados? Não há como prever. Ah, você acha que nenhuma dessas preocupações faz o menor sentido? Talvez não façam de fato – mas incerteza é isso: Uma espécie de paranóia burra sem nenhum compromisso com a realidade.

Eu odeio viagens longas – acho que já deu pra ter uma idéia a esse ponto. E no entanto, o fato de ser acometido por todo tipo de neurose crônica que eventos desse tipo podem causar me faz achar que eu sou um cara de sorte. Não nasci com o pé na estrada, e não tenho a menor vocação para o nomadismo – e boa parte disso se deve a um fato muito simples: Felicidade. Talvez uma felicidade circunstancial, até momentânea – que foge um pouco daquela Felicidade poética e eterna perseguida pelos românticos nos livros de cabeceira das solteironas – mas felicidade, ainda assim.

Aqui eu faço diferença – ou ao menos o aqui me faz diferença. Aqui eu tenho meu lugar, minhas pessoas, meus sorrisos. Aqui eu tenho uma vida inteira pela frente. Lá? Eu não sei o que eu tenho lá – e desconfio de que, pelo menos por enquanto, eu não tenha nada. E é só por isso que sinto essa tragicômica identificação com os participantes daquela brincadeira “Quer trocar?” dos programas infantis matinais da década de oitenta, em que o cidadão tinha que responder ‘sim’ ou ‘não’ sem saber o que estava sendo perguntado: “Você quer deixar tudo o que conquistou até agora para trás, e trocar uma vida sólida e feliz, rodeado por gente que te ama ao seu alcance, por um futuro incerto, em um lugar que você não conhece e sem certeza de sucesso?” – “Siiiiiiiiim!”.

Estes últimos dias aqui – na minha casa, na minha vida, no meu mundo – me ensinaram um novo significado para o conceito de melancolia. Mas não foi só isso – aprendi também uma nova definição para essa tal de Felicidade – essa coisa tão misteriosa que todo mundo persegue, mas ninguém sabe definir direito o que é. Felicidade é ter do que sentir saudades – assim, pura e simplesmente. Não é ser reconhecido profissionalmente, não é ter dinheiro, não é rir de tudo o tempo todo. Felicidade dói, às vezes – incomoda, perturba, te deixa amuado e até com raiva. No mais, é tudo aquilo que os livros contam – e por isso, compreendo essa busca frenética por ela que cada um de nós protagoniza todos os dias. E eu tenho do que sentir saudades – tenho muito. Só espero que estes tesouros todos que eu colecionei por estes meus anos continuem aqui quando eu voltar, em um futuro tão próximo e ainda assim tão distante... que eu queria que fosse hoje.

So long, farewell  auf Wiedersehen, goodbye – espero encontrá-los aqui quando eu voltar. E nesse meio tempo, espero que vocês todos colecionem saudades a rodo.

Vou ali.


17 comentários:

  1. Enquanto o futuro traz incerteza, a felicidade traz paz.

    ResponderExcluir
  2. Sei como vc se sente embora eu tenha ido conhecer o mundo feliz da vida. Não tinha laços no Brasil que me colocavam em dúvida.
    Meus amigos foram ao meu encontro se despedir. Recebia e-mails de saudades.
    Acho que isso aliviava a minha saudade. É assim que deve pensar, até pq ficando ou não aqui as coisas mudam não adianta achar que se vc ficasse não seria assim. As oportunidades aparecem sempre por algum motivo. Vc não será menos amado pro ter aproveitado uma oportunidade.
    Te desejo boa sorte... que vc atualize o blog com novidades. Aproveite pois assim como as coisas mudam por aqui, lá tmb. Indo agora e se no futuro decidir voltar tmb será diferente.
    Vc vai aprender a valorizar muitas coisas tenha certeza disso.
    :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. "Saudade é um troço traiçoeiro, que parece que aperta mais quando você está prestes a ir embora do que quando você já foi."- Que expressão tão perfeita!

    "Aqui eu tenho uma vida inteira pela frente. Lá?... “Você quer deixar tudo o que conquistou até agora para trás, e trocar uma vida sólida e feliz, rodeado por gente que te ama ao seu alcance, por um futuro incerto, em um lugar que você não conhece e sem certeza de sucesso?” – Ouro de Tolo, meu querido.

    "Só espero que estes tesouros todos que eu colecionei por estes meus anos continuem aqui quando eu voltar..." - Não... Que sejam saudades! ; )

    Voe!
    Beijo com muito carinho,

    Ana Nazareth
    (@comTHnofim)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido - no sentido absoluto da palavra querido.

    Você não deve ter esquecido o quanto eu enchi o seu precioso saquinho para não desistir dessa viagem. Eu, tal e qual uma mãe desnaturada, quase te forcei a cortar as raízes e continuar no antigo plano de conquistar o mundo. Me dói um pouquinho imaginar a geladeira vazia e você rodopiando pela casa, olhando tudo mais uma vez, com essa sensação terrível de nunca poder vê-la outra vez.
    Mas é que eu sei, Fabio, que a vida é tão grande, e que os anos - seja 1, sejam 5 - passam rápido e não fazem diferença na conta final; mas O QUE você faz durante estes anos, segue com você.
    É o seu doutorado, é a sua experiência, é a marca de uma coisa nova...e isso conta. Isso vai entrar pra lista das saudades que você guarda, um dia, depois de 15, 20 anos. E a dor de deixar a sua vida aqui por este período, essa passa. Porque eu tenho certeza, meu amigo, que quando você voltar, tudo vai estar no lugar. E se não estiver é porque não era dali.

    Então assim: VAI! Vai e aproveita. Vai e faz valer o tempo e a distância, já que você foi.
    Tudo vai dar certo, eu tenho certeza. Até porque não há nada como ver a própria vida à uma certa distância. Vai ser bom. Confia em mim.

    Beijo, boa sorte, bom tudo.
    Te amo, você sabe.

    Me

    ResponderExcluir
  6. Filho, sinto-me satisfeita pois pelo menos voce tem do que sentir saudade. Voce vai e volta.em oito meses, domingo, quando quiser,pois eu, a tua saudade estou aqui! voc6e tem passagem de ida e volta e sabe que a qualquer momento, um e-mail, um telefonema, sinal de fumaça, telepatia, estarei junto a ti. O amor que sinto, não é mensúrável e as distâncias não existem, Campinas e Damisted estão aqui na esquina. Como sempre. Te disse uma vez, quando fui para Chicago, sozinha, na hora bate um medão, uma incerteza.... Mas são essas incertezas e medos que nos trazem de volta. Aqui é seu país, sua casa, e tenha certeza que nós te amamos e com o coração partido te permitimos voar. seria muito mais fácil te deixar sob minhas asas e não ter tanto a sofrer e pensar, mas isso não é amor, é posseção é castração. Voe meu passarinho, voe e saiba que você, como um pombo correio, sempre tem pra onde voltar. Mostre pro mundo o que o Brasil tem de melhor. Te amo filho. Beijos, Vânia.

    ResponderExcluir
  7. Essa tal felicidade é uma b... né. Ela pode estar la longe, mas pode estar aki do lado. Depende do que precisamos pra ser feliz. Conhecimento? qto mais vivemos mais mais aprendemos. Nem to mto afim de falar coisas de efeito, bonitas. Mas uma coisa é certa. Eu to junto de Vc em tud e estarei sempre.
    bjs
    Zequinha

    ResponderExcluir
  8. Você já faz falta....já!
    E vc sabe.....to com vc aonde quer que seja, mesmo que não possa me ver....s2 beijos

    ResponderExcluir
  9. Que coisa linda Fábio!!Pronto,já estou com nó na garganta...Que pena que você tenha que ir e não possa me levar,eu adooooooooooro viagens ;))) Voce está prestes a vivenciar uma das melhores fases da vida.Relaxe!Vc estará só apenas fisicamente e mesmo assim,por pouco tempo.Logo estarás cercado de amigos e os que aqui ficam, estarão sempre torcendo por você.Espero que não deixes de twittar e atualizar teu blog.Vou adorar acompanhar as "aventuras do Fábio Piva" . Boa viagem e "Hasta la vista, baby"

    "Viajar é estar aberto ao novo, aos outros e a ver a vida com outros olhos." by Cristiane Galvão

    Bjus .

    ResponderExcluir
  10. Ó...eu sou chorona por natureza, mas porque voce tem que me fazer chorar mais ainda ? A saudade doi sim, mas como é bom poder sentir saudades.
    Fabio,o meu amigo que apareceu nessas idas e vindas cibernéticas, aquele que aprendi a admirar e nutrir um carinho imenso... Suas asas baterão e voce voará, mas sei que também voltara para nos fazer sentir mais ainda como voce É ESPECIAL.
    Vá com Deus, fique com Deus. Estaremos todos aqui torcendo por voce, virando com suas conquistas e dividindo suas angustias. E ainda bem que tem MSN, Twitter, Face...a gente se encontra por aqui. Beijo grande Fabio...seja feliz hoje e sempre
    @rozelimesquit

    ResponderExcluir
  11. Eu vim ler porque leio tudo o que vc escreve.
    Eu vim ler sabendo que iria chorar.
    Eu terminei de ler com lágrimas que já estavam nos meus olhos desde a primeira linha deste.
    Eu escrevo isso com mais lágrimas e um nó na garganta que acompanha o seu.
    Eu mal consigo digitar aqui e sua janelinha do msn pisca alucinadamente.
    Obrigada por sua sempre amizade, amizade que nasceu numa brincadeira no twitter numa postagem de DT.
    Amigo, é, meu grande amigo, que esse período seja aprendizado pra compensar a dor.
    Edi

    ResponderExcluir
  12. Aff que ler esses comments é pra matar! Chorei no da sua mãe, morri no da Edi...
    E agora to aqui chorando, seu chato.

    ResponderExcluir
  13. Oi, meu amor.
    Quero que você saiba que minha saudade é a mesma que a sua. A única diferença é que minha felicidade está agora na Alemanha.
    Moço lindo, felicidade é mesmo ter do que sentir saudades, e saudade é bom de sentir. Estou torcendo para que você aproveite ao máximo essa experiência, pois vivê-la foi um direito, uma oportunidade que você conquistou. Mas sua casa, sua geladeira, sua rede, eu, a Tu, a Erika, nossos cachorros da rua, nosso temaki, nossas brincadeiras, seus pais, seus amigos... tudo isso também é seu. E, diferente das oportunidades, não passam. Estamos aqui esperando por você.
    Vai, meu anjo. Se você ganhou asas, é até desfeita não voar um pouco. Aprenda, viva, seja feliz. E quando você voltar, saberá que é mais forte do que pensa.
    E lembre-se... a felicidade que você me dá vale cada minuto da minha espera. Estamos juntos, sempre, em cada sorriso, a cada lembrança, a cada sonecada... pois você tem um pedaço do meu coração, e eu tenho um pedaço do seu. Certo?
    Eu te amo cada vez mais.
    Sua,
    na~

    ResponderExcluir
  14. A atrasada chegou...
    Sabe que acho né?
    A saudade fica,mas o orgulho da titia e seu pensamento positivo para o menino que ela viu crescer e hoje,homem feito estará presente.
    Na hora da saudade,um msn,um oizinho em seu blog,vc indo no meu,ahhh,é um carinho imenso.
    Espero teu retorno,temos uma festa de arromba pra ir quando voltar...risos
    Beijos,toda sorte do mundo pra ti e claro,meu orgulho de ver quem você é.
    Beijos com amor
    Nanda

    ResponderExcluir
  15. Antes de escrever esse comentário tive que fazer uma pausa, respirar fundo, acender um cigarro...
    Acima de tudo sinto uma imensa felicidade por ter na vida a oportunidade mesmo que não física de conhecer, conviver e ler vc. Distância e tempo são coisas que se tornam insignificantes diante de laços tão fortes que se firmam na identificação mutua, mesmo com algumas discordâncias as vezes, é como um imã humano que não deixa vc se afastar daquilo que é caro pra vc. Com certeza vc é uma dessas pessoas caras na vida da gente que mesmo longe se faz presente diante da arte das palavras e da força da tua personalidade. Qdo alguém é importante pra gente, a saudade sempre traz um pouco da presença dessa pessoa. Pode ter certeza que com esse teu jeito admirável de ser, todos nós que vamos sentir saudade de ti, tb sentiremos constantemente tua presença.
    Ficarei sempre aqui na plateia da vida torcendo por vc e aplaudindo tuas vitórias. E sempre, sempre conte comigo.
    Te adoro sempre seu lindo!
    Bjão e mto sucesso por ai.

    ResponderExcluir
  16. Meu querido... lindo texto...
    Fique certo que estarei daqui torcendo muito por vc... Que esse tempo não demore a passar, pq eu tb vou sentir muitas saudades... já estou sentindo.
    Vou cuidar das suas meninas, e a promessa que te fiz está de pé, ok?
    Com carinho
    Tania

    ResponderExcluir
  17. Não sabia q vc tava indo.
    Mercedes falou tudo, aproveita o tempo, e vê se não deixa a gente órfão dos teus textos.
    Abraço
    Hugo

    ResponderExcluir