sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mintamos, então

Não entendo muito bem esse asco generalizado que a maioria das pessoas diz sentir pela mentira. Em minhas andanças por esse mundão de meu deus, posso dizer seguramente que nunca – N-U-N-C-A – encontrei um ser humano sequer que se declarasse amigável a este injustiçado artifício social tão frequente em nossas vidinhas. Todo mundo se proclama defensor supremo da verdade, sempre, aplicada irrestritamente doa a quem doer – esse é o senso comum. Pois bem, caro leitor, sinto informar – mas a verdade é overrated. A mentira é o que move as engrenagens do mundo.

Péra. Eu vou explicar.

O negócio é o seguinte: A verdade é que todo mundo adora a mentira (que trocadilho mais besta), mas não assume – porque gostar de mentira é feio, é pecado, é sei-lá-mais-o-que-do-diabo-a-quatro. E aí a gente inventa outros nomezinhos meigos para ela – lenda, folclore, boato, falácia, conto, “versão de fulano”, “segundo ciclano”. E nos apoiamos nestes nomezinhos meigos para nos convencermos (afinal, mentir para si mesmo é babaquice – se convencer de algo é coisa de gente culta) de que estamos em acordo com a toda-poderosa-salve-salve verdade. E “acreditamos” que, se aquele fulano de nossa confiança está dizendo algo sem pé-nem-cabeça, é porque deve ser verdade. Se disseram na TV, é porque devem existir comprovações. Se beltrano está sofrendo, é porque deve ter sido injustiçado. Mas ninguém nunca deve estar mentindo. Porque mentir é feio, é pecado, é... blá-blá-blá.

Assim, proponho que paremos, afinal, com essa apologia exagerada à verdade.  A Verdade não é sequer assim tão interessante – vem sempre desarrumada, sem maquiagem, esquece de pôr os brincos e usa sapato da coleção passada.  A Mentira está sempre na moda e se enfeita como ninguém – traz aquele ar de mistério que todo mundo adora e se empanturra de penduricalhos legaizíssimos e decotes provocantes. A Mentira sempre tem convites para sair no sábado à noite, quando a Verdade fica em casa rezando o terço e assistindo Zorra Total. Ninguém se importa de fato com a Verdade – ela é aquela menina estranha da sala que todo mundo sabe que tem potencial, mas acha que nunca vai chegar a lugar nenhum. A Mentira? Sempre tem alguém interessado na Mentira. E é muito mais fácil se enturmar com os coleguinhas se você também gosta da menina mais desejada da turma – seja lá o que for que ela tem (ou não) a mais do que as outras.

Mas como sempre, nem tudo está perdido. Porque entre a verdade e a mentira, há aqueles de nós que se reconfortam na definição da tal “mentira branca”. Essa está acima de qualquer suspeita – uma espécie de coringa que todo mundo mantém na manga para qualquer eventualidade que lhes exija mentir descaradamente. E esses, esses mesmos, talvez sejam os mais indicados para me tirar a seguinte dúvida: Desculpem a “inguinorança”, mas mentira branca é, ao que me parece, mentira. Seja ela branca, verde, azul ou cor-de-rosa – é mentira. Não é? Ah, então tá.

Mas esse texto obviamente se trata de um absurdo sem sentido. É mesmo? Então vamos lá: Desafio o leitor cagador-de-regras honrado a passar um dia – sim, um diazinho só – dizendo somente a verdade por aí. Sugiro que tente responder “você está gorda nele” a qualquer senhora que lhe pergunte se “está bem naquele vestido caríssimo”. Sugiro que não diga que “aquela foi a melhor noite da sua vida” quando questionado por seu par se se divertiu naquele primeiro encontro. E recomendo que pergunte “mas será que você não está dizendo isso porque está magoada?” para aquela amiga que veio chorar as pitangas no seu ombro e disse que “quase teve seu coração arrancando do peito pelas garras daquele ex namorado monstro-feio-bobo-chato-quase psicopata-devorador de moças puras”. É isso mesmo – estou pedindo para que você pare de me ler com esses olhinhos repletos de julgamento e siga com sua vidinha correta – mas não sem antes praticar este pequeno exercício. Valendo.

E para aqueles que continuam aqui comigo, deixo ainda outra sugestão: Abaixemos a verdade. Não é a mentira que todos esperam e apreciam? Mintamos, então. Abracemos sem medo a realidade, enfiemos o pé na jaca, assumamos o filho preto de uma vez. Particularmente, não acho que haja nenhum problema em darmos ao mundo o que o mundo quer. Sério – acho altruísta, até.

E finalmente, para os que AINDA não me abandonaram – antes de mais nada, vocês tem muito tempo livre nas mãos. Mas recompenso sua paciência – que eu mesmo não tenho – com uma terceira e muito mais conveniente alternativa: Continuemos todos felizes e sapecas idolatrando a verdade e aplicando aqui e ali uma mentirazinha branca de vez em quando. Afinal, ficar em cima do muro é sempre mais confortável – acredito até que todo muro que se preze seja repleto de poltronazinhas muito bem acolchoadas, com uma trupe de garçons servindo café e canapés à vontade. Se esta for a sua opção, é só subir aquela escadinha ali na frente. Mas entre na fila, porque ela é longa.  


8 comentários:

  1. Depois de ler esse tão tão verdadeiro, só tenho uma verdade a dizer: Você é foda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você é louco, Fabio. :)Tenho a sorte de sermos loucos juntos e nos merecermos.

    ResponderExcluir
  3. Verdade seja dita né... mentira é sempre mentira e ponto.

    ResponderExcluir
  4. wiiii... espero que esse vá... :)
    já te disse que o dia que vc parar de escrever eu corto os pulsos com uma colherzinha de café hushaushaushas
    adoro teus textos... sempre me vejo com o mesmo pensamento qndo leio o paciência...
    Gemulo ahushaushauhsauhs
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Mais um ótimo texto Fábio.Penso que as pessoas mentem basicamente por duas razões; obter um ganho ou evitar uma dor.O julgamento é particular mesmo, caso a caso.(tentei comentar com minha conta no google como sempre mas hj não rolou)

    ResponderExcluir
  6. AH, já me magoei demais por pedir sempre a verdade e decidi escolher sempre "medir o tombo" antes de usar a verdade. Outros comentário, tem uma música que eu detesto a parte que fala "quando mentir for preciso, poder falar a verdade" se mentir é preciso, pra que falar a verdade? E EEUU, não consigo falar a verdade sempre, tem hora que prefiro mentir, para não magoar os outros e até a mim mesma.


    Mayara

    ResponderExcluir
  7. Sem bullyng dessa vez. (não que você não merecesse)

    ResponderExcluir
  8. Minto muitas vezes para evitar a dor, outras para evitar intrigas ,hora para me divertir ,hora para divertir os outros... OPA eu minto sempre ! seus textos são bem legais cara.

    ResponderExcluir