sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mintamos, então

Não entendo muito bem esse asco generalizado que a maioria das pessoas diz sentir pela mentira. Em minhas andanças por esse mundão de meu deus, posso dizer seguramente que nunca – N-U-N-C-A – encontrei um ser humano sequer que se declarasse amigável a este injustiçado artifício social tão frequente em nossas vidinhas. Todo mundo se proclama defensor supremo da verdade, sempre, aplicada irrestritamente doa a quem doer – esse é o senso comum. Pois bem, caro leitor, sinto informar – mas a verdade é overrated. A mentira é o que move as engrenagens do mundo.

Péra. Eu vou explicar.

O negócio é o seguinte: A verdade é que todo mundo adora a mentira (que trocadilho mais besta), mas não assume – porque gostar de mentira é feio, é pecado, é sei-lá-mais-o-que-do-diabo-a-quatro. E aí a gente inventa outros nomezinhos meigos para ela – lenda, folclore, boato, falácia, conto, “versão de fulano”, “segundo ciclano”. E nos apoiamos nestes nomezinhos meigos para nos convencermos (afinal, mentir para si mesmo é babaquice – se convencer de algo é coisa de gente culta) de que estamos em acordo com a toda-poderosa-salve-salve verdade. E “acreditamos” que, se aquele fulano de nossa confiança está dizendo algo sem pé-nem-cabeça, é porque deve ser verdade. Se disseram na TV, é porque devem existir comprovações. Se beltrano está sofrendo, é porque deve ter sido injustiçado. Mas ninguém nunca deve estar mentindo. Porque mentir é feio, é pecado, é... blá-blá-blá.

Assim, proponho que paremos, afinal, com essa apologia exagerada à verdade.  A Verdade não é sequer assim tão interessante – vem sempre desarrumada, sem maquiagem, esquece de pôr os brincos e usa sapato da coleção passada.  A Mentira está sempre na moda e se enfeita como ninguém – traz aquele ar de mistério que todo mundo adora e se empanturra de penduricalhos legaizíssimos e decotes provocantes. A Mentira sempre tem convites para sair no sábado à noite, quando a Verdade fica em casa rezando o terço e assistindo Zorra Total. Ninguém se importa de fato com a Verdade – ela é aquela menina estranha da sala que todo mundo sabe que tem potencial, mas acha que nunca vai chegar a lugar nenhum. A Mentira? Sempre tem alguém interessado na Mentira. E é muito mais fácil se enturmar com os coleguinhas se você também gosta da menina mais desejada da turma – seja lá o que for que ela tem (ou não) a mais do que as outras.

Mas como sempre, nem tudo está perdido. Porque entre a verdade e a mentira, há aqueles de nós que se reconfortam na definição da tal “mentira branca”. Essa está acima de qualquer suspeita – uma espécie de coringa que todo mundo mantém na manga para qualquer eventualidade que lhes exija mentir descaradamente. E esses, esses mesmos, talvez sejam os mais indicados para me tirar a seguinte dúvida: Desculpem a “inguinorança”, mas mentira branca é, ao que me parece, mentira. Seja ela branca, verde, azul ou cor-de-rosa – é mentira. Não é? Ah, então tá.

Mas esse texto obviamente se trata de um absurdo sem sentido. É mesmo? Então vamos lá: Desafio o leitor cagador-de-regras honrado a passar um dia – sim, um diazinho só – dizendo somente a verdade por aí. Sugiro que tente responder “você está gorda nele” a qualquer senhora que lhe pergunte se “está bem naquele vestido caríssimo”. Sugiro que não diga que “aquela foi a melhor noite da sua vida” quando questionado por seu par se se divertiu naquele primeiro encontro. E recomendo que pergunte “mas será que você não está dizendo isso porque está magoada?” para aquela amiga que veio chorar as pitangas no seu ombro e disse que “quase teve seu coração arrancando do peito pelas garras daquele ex namorado monstro-feio-bobo-chato-quase psicopata-devorador de moças puras”. É isso mesmo – estou pedindo para que você pare de me ler com esses olhinhos repletos de julgamento e siga com sua vidinha correta – mas não sem antes praticar este pequeno exercício. Valendo.

E para aqueles que continuam aqui comigo, deixo ainda outra sugestão: Abaixemos a verdade. Não é a mentira que todos esperam e apreciam? Mintamos, então. Abracemos sem medo a realidade, enfiemos o pé na jaca, assumamos o filho preto de uma vez. Particularmente, não acho que haja nenhum problema em darmos ao mundo o que o mundo quer. Sério – acho altruísta, até.

E finalmente, para os que AINDA não me abandonaram – antes de mais nada, vocês tem muito tempo livre nas mãos. Mas recompenso sua paciência – que eu mesmo não tenho – com uma terceira e muito mais conveniente alternativa: Continuemos todos felizes e sapecas idolatrando a verdade e aplicando aqui e ali uma mentirazinha branca de vez em quando. Afinal, ficar em cima do muro é sempre mais confortável – acredito até que todo muro que se preze seja repleto de poltronazinhas muito bem acolchoadas, com uma trupe de garçons servindo café e canapés à vontade. Se esta for a sua opção, é só subir aquela escadinha ali na frente. Mas entre na fila, porque ela é longa.  


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vende-se




Descrição

Vendo caráter semi-novo, em perfeito estado de conservação. Apresenta alguns sinais de desgaste, mas funciona perfeitamente. Não requer manual de instruções, montagem ou conhecimento técnico – está pronto para uso. Item de fácil manutenção e indispensável para quem deseja passar uma boa impressão no trabalho, com os amigos e familiares. Não perca esta oportunidade! Acompanha caixa/isopores originais e nota fiscal.

Histórico do produto

Recebi de presente quando nasci – herança de família – e utilizei diariamente desde então. Montei no decorrer dos anos (sempre utilizando peças originais) e cultivei com carinho e cuidado, mantendo-o sempre lubrificado e bem armazenado. Nunca foi trocado e nunca deu problema, embora às vezes se comportasse como se tivesse vontade própria, sem que fosse ativado (o fabricante me informou que isso é normal e até previsto). Trata-se, portanto, de um item de colecionador, fora de catálogo e perfeitamente funcional. Raridade hoje em dia!

Motivo da venda

De uns tempos para cá, este item tem caído em desuso em meus círculos sociais. Tenho notado que cada vez menos amigos/colegas o utilizam, e mesmo os que sempre ostentavam seus próprios exemplares o tempo todo estão se desfazendo deles. Quando levo meu caráter a eventos sociais, sempre sou muito elogiado por meus pares à primeira vista – mas quando viro as costas, tenho a impressão de que os elogios se convertem em risadinhas e comentários maldosos na linha de “Que sujeito maluco, usando uma coisa antiquada dessas em pleno século vinte e um!” ou “Tadinho, esse aí pensa que vivemos na época dos nossos avós...”. Já ouvi também coisas como “Ah, esse caráter aí, sei não... deve ser de alguma marca vagabunda, imitação meia-boca do oficial”. Posso garantir que esse útimo não é o caso – trata-se de fato de uma peça original e de muito boa qualidade, de forma alguma uma imitação.

Pensei em guardar o item no armário e esperar que volte a ser popular por aí, mas acredito que isso possa demorar a acontecer – e sinceramente acho um desperdício deixar algo tão valioso e em condições tão boas apodrecer numa prateleira empoeirada. Assim, prefiro passá-lo para frente para quem possa fazer bom uso.

Formas de pagamento/envio:

Envio por conta do comprador. Aceito cartões de crédito, depósito bancário, dinheiro vivo e Sedex a cobrar. Não aceito trocas.


SÓ DÊ SEU LANCE SE TIVER CERTEZA DA COMPRA. Após iniciada a transação, desistentes serão negativados. Assim, tire todas as suas dúvidas antes de clicar em “Comprar”!



Perguntas ao Vendedor

Usuário Patyzinha95 perguntou:
Olá, vendedor! Estou interessada no produto. Aceita cartão de crédito? Funciona bem em baladas, bares, etc? É bem visto na alta sociedade? Obrigada! =D

Vendedor respondeu:
Olá, Patyzinha95! Aceito cartão sim. Não sei dizer se funciona bem nesses contextos, porque não os frequento. Se é bem visto na alta sociedade? Bem, depende muito. Acredito que seja bem visto independentemente de condição social ou financeira, em geral por outros usuários de itens semelhantes. Quem não tem ou nunca teve acha um tanto inútil. Espero ter esclarecido! J

Usuário PsicopataMorenoAlto perguntou:
Opa, tô precisando de algo assim pra um projeto pessoal, aqui. Aceita troca num Playstation 3? Volto um pacote de balas Juquinha e dez cartuchos de Manipulação também.

Vendedor respondeu:
Olá, PsicopataMorenoAlto! Desculpe, não estou interessado em trocas no momento. Grato.

Usuário apressadinho_30 perguntou:
Oi, quanto fica o frete para 09090-492? Faz desconto para pagamento à vista?

Vendedor respondeu:
Olá, apressadinho_30! Fica em trinta reais. Faço desconto de dez por cento para pagamento à vista. Aguardo seu lance!

Usuário Político_DF perguntou:
Olha, meu caro, acho que você está um pouco fora da realidade. Seu item está muito mais caro do que os outros aqui do site. O meu mesmo eu estou vendendo por muito menos.

Vendedor respondeu:

Olá, Político_DF. Vi seu anúncio – não se trata de um item de mesma qualidade que o meu. Obrigado e boa sorte.

Usuário BombadoPegador perguntou:
Fala, brow! Ow, isso aí ajuda a pegar mulher???? Se ajudar dou o lance agora mesmo. Valew!!!

Vendedor respondeu:
Olá, BombadoPegador. Então, depende do tipo de mulher que você procura – moças que também tenham caráter certamente se sentirão mais atraídas por você se você tiver (e usar!) o seu. Outras, no entanto, preferem rapazes que não o tenham; encontramos mulherer (e também homens, vale dizer) de ambas as classes todos os dias. A eficácia do meu produto vai muito de o que você pretende conquistar com ele.

Usuário filósofa_bem_intencionada perguntou:
Oi! Então, eu queria saber se eu conseguiria usar seu caráter numa boa – afinal ele não é meu de nascença. Será que tem algum problema em eu adquirir e usar o caráter que já foi de outra pessoa?

Vendedor respondeu:
Sinceramente não saberia dizer. Eu, particularmente, sempre utilizei esse caráter mesmo e ele sempre me serviu bem nestes anos todos; nunca ouvi nenhum caso de caráter adquirido pós idade-adulta – normalmente é algo que se é transmitido (ou não...) durante a criação (pelos pais e afins) e cultivado à medida que se amadurece. Acredito que não haja problemas, e seu próprio interesse em adquirir meu produto me leva a crer que funcionará sem problemas. Mas não posso garantir. Desculpe! L